Gaming addiction

VIDEOJOGOS

Neste preciso momento acredito que ninguém nesta sociedade moderna nunca tenha jogado um videojogo. Desde a consolas clássicas passando pelas brick manias dos chineses aos agora sempre utilizados smartphones.

Aventura, acção, rpg, desporto, puzzle, luta, shooter, simulador, horror e até mesmo como o menos conhecido visual novel. Em todos estes géneros conseguimos criar uma ligação tão pessoal que por vezes ficamos viciados :-P 

E depois esta experiência é tão imersiva que para todos nós que já estivemos viciados em algum jogo despertamos sentimentos como alegria, frustração e até empatia e para um videojogo, algo que para muitos é uma ameaça à sociedade, que supostamente apenas foi criado como um simples passatempo é de louvar. Digo de louvar porque tal nunca foi pensado, nunca pensaram que uma imagem e uns botões pudessem trazer ao de cima a nossa verdadeira personalidade. Acreditem se querem conhecer ou perceber melhor alguém joguem com ele/a e talvez obtenham muitas respostas.

Mas na realidade só quero falar, mostrar do que me leva a gostar de videojogos e o que em mim despertam.
Descobri pela primeira vez este mundo fantástico com cerca de nove anos quando foi lá a casa parar uma consola contrafeita, dos "chineses" vá, e para o meu completo espanto estou agarrado a Super Mario, balloon fighter, ice climbers, hunt duck e muitos mais que posso descrever mas nem o nome sei. Na altura foi uma benção que tive, tinha conseguido no super mario exploração, sentido em que tinha que vencer os maus e também companhia e forma de passar o tempo.

Mas o verdadeiro vício veio quando consegui um game boy com o jogo Pokémon Blue. Espetacular!!! Passava a anime na tv e a sensação de seres o Ash e teres de apanhar cada pokemon, treiná-los e combater com outros treinadores e até a team rocket é uma sensação que espero nunca vir a esquecer! Foi graças a Pokémon que o mundo vasto de videojogos se abriu para mim. 


Depois chega até nós a geração PlayStation onde cada jogo era o melhor feito até à data. Fomos apresentados a séries como Tekken, Crash Bandicoot, Pes, Final Fantasy, Metal Gear Solid, Splinter Cell, Spyro, Croc.... E a lista seguia e seguia mas foi em final fantasy que encontrei a adoração que tenho por RPGs ou melhor foi aí que percebi que existiam jogos em que a história e narrativa são tão bons que só queres prosseguir no jogo para saber o que acontece às personagens de que começaste a gostar. E passado todo este tempo e depois de ter jogado muitos FF o 9 continua a ser o melhor para mim até hoje. Mas...

Mas mais ao menos nesse período o nosso grupo de amigos arranjou um game boy color e nada mais nada menos do que com os novos jogos de Pokémon Gold e Silver. Ficamos completamente viciados!! Novos pokemons, novo mapa, novos ataques, novas evoluções que não existe forma de descrever o nível de vício com que ficamos. Juntavamo-nos para combater, para trocar ou até mesmo para passar dias a treinar e apanhar pokemons. Graças a esse jogo criamos um laço tão grande que éramos o grupo que se juntava para fazer de tudo desde futebol, a acampar e até diretas só a jogar.

E o tempo passou e com ele trouxe a icónica PlayStation 2. Mais uma vez foi o vício por tudo de melhor que essa consola trouxe aos jogos. Em modo single player adorei jogos como Devil May Cry, God of War, Onimusha, Final Fantasy X; X-2; XII e o que para mim é o melhor jogo de todos os tempos Okami. 
Okami é aquele jogo que é perfeito em tudo. Artisticamente lindo, música excelente, personagens com equilíbrio perfeito de humor e drama nas suas histórias, combate único e uma história simplesmente excelente fazem deste jogo um jogo inesquecível. Aliás foi através de Okami que o meu interesse pela cultura japonesa cresceu ainda mais. E para terminar a geração da PS2 foi na Yuna que tive a minha única paixoneta virtual 😅



Passaram cerca de 3 anos sem ter o mesmo contacto com os videojogos por mais incrível que pareça. Os jogos playstation já não diziam nada. Não joguei a geração ps3, xbox 360 ou wii e simplesmente os jogos já pouco me diziam, desde Okami que não tinha encontrado algo excitante para jogar. Até que acabei por comprar uma Nintendo DS e redescobri a paixão pelos jogos, sim com a ds redescobri Pokémon HeartGold, Platinum, Black e Black 2. Cheguei à conclusão que afinal ainda havia uma gamer dentro de mim!! E visto ser nessa portátil a única forma de jogar na altura descobri grandes jogos como Chrono Trigger, Suikoden, Dragon Quest, etc. Muitos eram remakes de RPGs clássicos mas foi graças a isso que pude experimentar pela primeira vez grandes jogos que definiram um dos géneros que adoro.

Então graças à ds comprei a 3ds e a chama pelo gaming ainda cresceu até ao nível da geração PS2 e game boy color. Legend of Zelda Ocarina of Time e A Link Between Worlds, Pokémon Y e Omega Ruby, New Super Mario Bros 2 e 3D Land, Resident Evil Revelations, Dragon Quest VII, Kid Icarus, Monster Hunter 4 e Generations e muitos mais jogos que alguém que conheça a 3ds sabe que não faltam jogos de grande qualidade. A 3ds talvez por ser uma mini ps2 além de reacender a chama pelos jogos ainda me deu mais vontade para voltar a ter uma nova consola caseira. E como foi na Nintendo que dessa vez todos os meus gostos se encontravam comprei então a Wii U.

Ah Wii U... Grande consola com grandes jogos mas a falta de uma boa publicidade e também de specs fizeram com que não fosse bem sucedida no mercado. No mercado monetário e gráfico. Sim porque também graças a toda esta guerra por gráficos sei que sou um verdadeiro gamer. A pessoa que joga o jogo por gosto, para se superar e pela pura diversão. Os jogos são para isso mesmo apenas para a nossa diversão!!

Nunca dei importância à guerra que existe por grafismos e ram, afinal o que se joga? A imagem FHD? Ou a interação que se tem com as personagens e progressão nos jogos?? Sim uma imagem soberba é sempre bom  tal como os detalhes mas até aqui muitos de nós éramos submersos pela experiência da nossa própria imaginação, também faz parte!!

Já deu para perceber que estou a terminar esta longa página sobre o meu vicio nos videojogos mas antes disso quero apontar alguns jogos dos quais gostei muito na Wii U. Super Mario 3D World, Monster Hunter 3U, Mario Kart 8, Legend of Zelda Wind Waker, Nintendo Land, Xenoblade e mais alguns indie dos quais não vou mencionar todos. É verdade que não dei o uso que queria à minha Wii U tanto por falta de € como de tempo mas tudo o que joguei nela divertiu-me imenso e disso tenho a certeza.

Não sou pessoa de jogos mobile mas existem dois que devem ser mencionados, são os únicos que jogo, Puzzle & Dragons e Pokémon Go. PAD tornou-se um vício gigantesco para mim desde que o descobri, puzzle com elementos rpg com dragões e entidades místicas? E é muito pouco para descrever este sucesso mobile mais uma vez vindo do Japão. E Pokémon Go é aquele jogo com que sonhávamos desde crianças. Apanhá-los na rua e ao ar livre? Que fã de Pokémon nunca quis isso?? Apesar de não ser o jogo perfeito não deixa de ser divertido e frustrante quando nos nasce um pidgey 😁

Assim termino esta longa história sobre o que me levou a adorar o mundo dos videojogos. Tenciono continuar a jogar enquanto existir algo feito para mim e a próximas aventuras serão na Nintendo Switch!!

Joguem!! Joguem com a imaginação e alegria e com tudo aquilo que vos fizer sentir bem!!

Comentários