Anime me

ANIME

Anime, animé ou アニメ é um meio de expressão visual ainda muito controverso apesar de estar no pico da sua popularidade.

Sem imaginar fui apresentado a este mundo animado em criança tal como muitos outros o foram. Sem imaginar Rurouni Kenshin, para nós Samurai X, apresentou-me ao mundo onde apesar de ser animado existem nas suas histórias o verdadeiro conceito dos sentimentos. Onde por vezes conseguimos sentir a alegria, tristeza ou raiva dessas personagens por causa das situações que passam.

Em criança era viciado em "bonecos" como Rurouni Kenshin, Dragon Ball, Sailor Moon, Pokémon, Digimon, Saint Seya e até Shin Chan. 

Mas lá está, nessa altura eram apenas bonecos animados que serviam de inspiração para as minhas brincadeiras e fantasias.

Até que na minha adolescência descobri One Piece e a minha percepção de "bonecos" mudou para aquilo que conhecemos como anime. 
A primeira vez que assisti a One Piece foi numa das minhas diretas e fiquei instantaneamente viciado no rapaz com o poder de borracha que conseguia esticar qualquer parte do corpo para derrotar os inimigos. A partir daí sigo a história do chapéu de palha e a sua tripulação onde cada um deles tem uma história e personalidades únicas. Nunca me hei-de esquecer do episódio onde o dono do cão morre, onde também o Ace morre ou até quando vi pela primeira vez o elephant gun do Luffy. 

Para descrever One Piece na sua essência leva muito tempo mas quero apenas salientar que foi esta anime que me abriu os horizontes para descobrir o vasto mundo de histórias existentes neste universo único da animação japonesa.


Com a fome por novas aventuras, personagens e histórias resolvi expandir a lista de séries e é então que descubro animes como Fullmetal Alchemist, Naruto, Toradora, Sword Art Online, Nanatsu no Taizai, Accel World, Highschool DxD,  Shingeki no Kyojin, Berserk, Clannad e mais recentemente Re:Zero ou One Punch Man. 

Nos filmes encontrei principalmente nos do estúdio Ghibli das melhores animações que já vi! Fimes como O Castelo no CéuTotoro, Porco Rosso, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, Ponyo à Beira-Mar e O Mundo Secreto de Arrietty bem como de outros estúdios como Akira, Ghost in the Shell ou Kimi no Na Wa. Todos estes e muitos outros são obras primas que infelizmente nunca serão apreciados pelo ser humano dito normal.



Para as mentes básicas anime não passa de bonecos estúpidos onde só lutam ou mostram raparigas semi nuas. E o que é que mostra em filmes como Twilight ou Fast and Furious?

O estigma criado à volta da anime é apenas pelo facto de ser concebido de forma animada mas a realidade é que todos os desenhos animados tentam sempre trazer algum ensinamento não só para as crianças mas para todos os que vêm. Porque é que um filme animado de Batman é para crianças e um em live action já não é?? Aqui fica um pouco da hipocrisia humana descrita...

Não sou nenhum otaku nem percebo um terço de anime e muito menos de manga em relação a muitos mas sei que no mundo de anime encontro a descrição de verdadeiros sentimentos ao invés do que deveríamos de encontrar neste mundo cada vez mais cínico, interesseiro e falso. Quando compreendida anime é muito mais que uma forma de entretenimento, é uma verdadeira arte onde tudo é falsamente verdadeiro e não uma realidade mentirosa. Anime é ou pode ser o despertar de tudo de bom que pode despontar em nós!! 

Anime Daisuki :3 


Comentários